Este sítio é um convite para se pôr em contacto com as práticas, pessoas, visões e experiências que formam o Espaço Aberto, em especial com aquelas que se expressam nas línguas ibéricas. Foi criado em comunhão com o espírito funcional, simples e poderoso da metodologia de Espaço Aberto -- proporcionar acesso fácil a organizações, facilitadores (practitioners) e recursos de Espaço Aberto provenientes de todo o mundo.

A metodologia de reunião em Espaço Aberto (Open Space Technology) foi iniciada por Harrison Owen cujo site e livros são uma referência incontornável da metodologia (Ver [site de Harrison Owen]). O autor definiu a metodologia como sendo não proprietária e não necessitando de qualquer tipo de "certificação". Um conjunto muito vasto de facilitadores da metodologia foi-se organizando através de reuniões locais, regionais e internacionais, de discussão em mailing lists e da criação de Institutos (que são organizações não lucrativas de facilitadores de Espaço Aberto, assentes em trabalho voluntário). Até aqui os facilitadores de Espaço Aberto que se expressam em português ou espanhol são em número reduzido, sendo uma das nossas intenções promover a metodologia nos paises de línguas ibéricas em todo o mundo.

O [OpenSpaceInstituteUSA] (Instituto de Espaço Aberto dos EUA) foi o primeiro desses Institutos de Espaço Aberto (OSI's, em inglês, IEAs em português). É também esse Instituto que foi responsável pela criação do Wiki global disponível em OpenSpaceWorldNET. Muitos destes Institutos de EA possuem os seus próprios sítios eletrónicos, bem como um certo número de facilitadores. Encontrará no site referido muitos desses links.

Por outro lado, o lançamento deste wiki em linguas ibéricas pretende ser um primeiro passo para a criação de um Instituto de Espaço Aberto, com duas características distintivas. Ter uma base linguística e não geográfica, assentando na frase de Fernando Pessoa "Minha pátria é a língua portuguesa". Mas ir para além de Pessoa, criando um Instituto de Espaço Aberto onde coexistam as várias linguas ibéricas - que são línguas afins e que se comprendem mutuamente. Saiba mais sobre o "Instituto do Espaço Aberto em Línguas Ibéricas" (em criação), brevemente neste espaço. Neste Wiki Ibérico encontrará pricipalmente materiais relativos a facilitadores, histórais, cursos, etc que se passam nos países de línguas portuguesa e espanhola. Só excepcionalmente serão aqui referidos eventos noutras línguas, devendo consultar a secção em ingês para ter conhecimento do que se passa em todo o mundo e em outras línguas.

Tal como as reuniões em Espaço Aberto, este sítio é movido pela paixão baseada na responsabilidade. Portanto, esperamos que você possa aprender e também contribuir aqui. Suas sugestões são sempre bem vindas, mas não se surpreenda se nós o convidarmos para que ajude a resolver as necessidades que você identificou! ComoUsarEsteWikiWeb explica como adicionar/editar as páginas.

Por fim, este sítio é uma história em expansão e orgânica. Por favor, perdoe o caos de nossa criatividade em movimento! OU, melhor ainda, junte-se a ela! Este é um recurso mundial e você é o mundo. Bem vindo!


Introdução ao Espaço Aberto

Mais Espaço Aberto

Comunidade e Suporte

Eventos e Projetos em linguas ibéricas

Neste espaço daremos informações sobre Eventos e Projectos desenvolvidos por facilitadores de Espaço Aberto no "mundo de línguas ibéricas", sempre que essas informações nos forem fornecidas pelos respectivos organizadores e/ou facilitadores.

Neste espaço quaisquer facilitadores de Espaço Aberto podem directamente incluir informações sobre Projectos presenciais ou desenvolverem aqui projectos online assentes em Wiki.

Eventos e Projetos internacionais