O que é?

A Metodologia de Reunião em Espaço Aberto permite realizar reuniões criativas, com qualquer tipo de pessoas, em qualquer tipo de Organizações. Durante os últimos 15 anos, também ficou claro que a Metodologia de Espaço Aberto permite criar organizações criativas, onde pessoas trabalham em conjunto para obterem resultados extraordinários com regularidade.

Nas reuniões em espaço aberto, os participantes criam e gerem a sua própria agenda, com sessões de trabalho simultâneas, em torno de um tema central de importância estratégica, como por exemplo: qual a estratégia para o grupo, organização ou comunidade que todas as partes interessadas podem apoiar e realizar através de trabalho conjunto?

Com grupos de 5 a 1000 ­ trabalhando em seminários de um dia, em conferências de 3 dias, ou em reuniões semanais regulares ­ o resultado habitual é um aprofundamento e reforço efectivos de aspectos que já estão presentes, de forma tímida, na organização: planeamento e acção, aprendizagem e realização, paixão e responsabilidade, participação e realização.

Quando e porquê?

A metodologia de espaço aberto permite resultados particularmente significativos quando o trabalho a realizar é complexo, as pessoas e ideias envolvidas são diversificadas, a paixão pela resolução (e o potencial de conflito) são elevados e o tempo para obter resultados é "para ontem". Já foi caracterizada como "paixão conjugada com responsabilidade", "energia de um intervalo para café", "auto-organização intencional", "espírito em acção", "caos e criatividade", "evolução da organização", e constitui um meio simples e poderoso para mover pessoas e organizações ­ quando e onde é mais necessário.

E embora a metodologia de espaço aberto seja conhecida pela sua aparente falta de estrutura e abertura a surpresas, acontece que as reuniões em espaço aberto são, na realidade, bastante estruturadas ­ só que essa estrutura está adaptada de forma tão perfeita às pessoas e actividades a realizar que quase não se dá por ela, no seu papel de suporte (e não de bloqueio) ao trabalho de alta qualidade. De facto, os planos e decisões a que se chega em reuniões em espaço aberto são geralmente mais complexos, mais sólidos e mais duráveis ­ e são implementados de forma muito mais rápida ­ que os desenvolvidos por especialistas ou gestores, usando métodos tradicionais.

O que é que vai acontecer?

Nunca podemos saber exactamente o que vai acontecer quando se abre um espaço onde as pessoas analisam os seus problemas mais importantes e desenvolvem soluções para eles; mas há alguns resultados que se podem garantir quando um grupo usa a metodologia de espaço aberto:

1. Serão abordadas todas as questões que são mais importantes para os participantes;

2. Todas as questões levantadas serão tratadas pelos participantes mais qualificados e mais capazes de obterem resultados em cada uma delas;

3. Num tempo limitado, de um ou dois dias, todos os dados, questões, ideias, discussões, recomendações e conclusões mais importantes, bem como questões para análise posterior e planos de acção imediatos são documentados num relatório descriminado e significativo que é elaborado, impresso e está nas mãos dos participantes antes de eles abandonarem a reunião;

4. Quando for conveniente, o conteúdo desse relatório pode ser prioritizado em poucas horas suplementares, mesmo com grupos grandes (da ordem das centenas de pessoas);

5. Os resultados podem ser disponibilizados de imediato a toda a organização ou comunidade, permitindo envolver imediatamente na implementação todas as partes interessadas;

6. Estes resultados podem ser obtidos e implementados de forma mais rápida que com qualquer outra metodologia de "intervenção em grupos grandes". É literalmente possível obter em dias ou semanas o que outras abordagens necessitam de meses ou anos para realizar.

Milhares de reuniões bem sucedidas que usaram a metodologia de reunião em espaço aberto, em todos os continentes, demonstram que ela funciona, permitindo resolver problemas ou enfrentar novas oportunidades e mobilizar pessoas e energias para a sua resolução rápida. Mas isso também significa que muitas coisas serão diferentes do que eram antes: coisas que se pretendiam obter são realizadas, e coisas que se pretendia ver desaparecer, desaparecem; mas, por vezes, também acontecem coisas que não se previam ­ mas é assim mesmo que é a vida, em particular em períodos de mudança e turbulência como são os nossos. Em conclusão: a metodologia de espaço aberto devolve vida às organizações e devolve as organizações à vida.

O que é que se segue?

Este site está cheio de histórias de sucesso, recursos práticos, e outras informações úteis, todas contribuindo para dar resposta à questão: "O que é a Metodologia em Espaço Aberto? O que se segue é uma lista de alguns artigos que podem contituir os passos seguintes para explorar a metodologia.